Dissertar em Escultura
  • Início
  • Projeto
  • Dissertações
  • Testemunhos
  • Galeria

dissertações

estética/história

Escultores

Matéria/Técnica

Estética/História

Temáticas

Escultura pública no Algarve : séculos XX e XXI : 1900-2009

Escultura pública no Algarve : séculos XX e XXI : 1900-2009

Especialidade: Escultura Pública - Estudos de Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2010; D. 2010
Nome do Autor: Laranjo, Maria Isabel Serra Granado Cordeiro
Orientador: Pereira, José Fernandes
Palavras-chave: Escultura, Algarve, Arte Pública, Séculos XX e XXI, Inventário
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/3355
Investigação que integra a inventariação das esculturas públicas dos séculos XX e XXI, até ao final do ano de 2009, existentes na região do Algarve. O conceito de escultura pública é analisado reflectindo as modificações que as artes plásticas adoptaram ao longo dos tempos. Numa generalizada abordagem conclui-se que a filosofia e a estética, suportes das obras que se impunham por toda a Europa e no resto do país, surgem tardiamente nas esculturas presentes nas terras algarvias. Alguns dos grandes artistas portugueses do século XIX são referidos e estão representados nas esculturas públicas que se encontram do início do século XX.
A produção de esculturas públicas até ao início dos anos setenta tem a marca do Estado Novo e a égide da Política do Espírito. Ainda durante este período político é erigida a escultura que sinaliza a ruptura com a tradicional forma de produção de arte pública. Após a revolução política do 25 de Abril, durante os anos setenta e oitenta, a nova abertura política operada permitiu que os temas se diversificassem substituindo o triunfalismo exagerado do monumento pelos assuntos que afectavam a vida diária das populações. Durante os anos noventa a criatividade explode e a região envereda no sentido da produção de uma enorme quantidade de peças, iniciando uma fase em que novas matérias e materiais são eleitos para a concretização das ideias iniciadas nas décadas anteriores. A produção tridimensional que até aqui tinha estado reservada aos artistas nacionais passa a incluir a participação de escultores oriundos de inúmeros países do mundo.
Nos nove anos do século XXI foram colocadas nas terras algarvias muito mais obras do que nos dois séculos anteriores. Os simpósios de escultura sucederam-se e promoveram encontros em que artistas de todo o mundo se reuniram para a realização e produção de obras de arte. 
Escritos em pedra e bronze : os escritores na escultura pública de Lisboa

Escritos em pedra e bronze : os escritores na escultura pública de Lisboa

Especialidade: Estudos de Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2011; D. 2011
Nome do Autor: Xavier, Celso Jorge Fernandes
Orientador: Duarte, Eduardo
Palavras-chave: Escultura portuguesa; Escultores; Escritores/Poetas; Lisboa
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/4518
Num país de grandes tradições literárias, os escritores e a sua obra foram, ao longo da história, um dos principais veículos de mudança social e política. A literatura é porventura o bem mais precioso da cultura portuguesa. Não admira portanto que os autores de tão vasto espólio literário tenham sido, ao longo do tempo, tantas vezes homenageados na escultura pública lisboeta. Através do estudo dos monumentos que os evocam na cidade de Lisboa, podemos estabelecer uma panorâmica da sua iconografia que, apesar das variações devidas às diferentes abordagens de cada escultor, segue um denominador comum.
Este estudo propõe uma viagem à descoberta desse referencial que torna a escultura de um poeta ou de um escritor num meticuloso trabalho de reflexão sobre a literatura, sobre a sociedade e sobre a vida.
Do monumento à escultura pública em Portugal no século XX

Do monumento à escultura pública em Portugal no século XX : breves considerações e estudo do caso regional Lacobrigense

Especialidade: Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2011; D. 2012
Nome do Autor: Miquelino, Roberto Carlos Soares
Orientador: Pereira, José Carlos
Palavras-chave: Escultura Pública Portuguesa; Monumento Português; Século XX
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/6545
A escultura pública portuguesa do século XX encontra-se intimamente ligada com o espaço público, com o acto celebrativo e com uma posterior inteiração dos princípios escultóricos internacionais. Acompanhando a mudança de uma realidade política, social e urbanística, afirmada aquando da segunda metade do século XX, a escultura pública reflectirá os novos ideais de democracia, igualdade social e liberdade.
O trajecto da escultura portuguesa no século XX denuncia a primazia de duas tipologias escultóricas, correspondentes ao monumento e à escultura pública moderna. Deste modo, na segunda metade do século XX, surgirá a uma nova presença escultórica, divergente de uma tradição clássica e monumental, a qual irá relacionar novos elementos metodológicos e matéricos com uma nova gramática urbanística e arquitectónica. É a proclamação do lugar, e da sua individualidade identitária, que permitirá uma multiplicidade de gramáticas escultóricas, ilimitada na sua potenciação formal e temática. Nutrida de uma consciência identitária, a nova escultura pública procederá à individualização do espaço e à celebração de personalidades, e factos, através de uma intervenção/integração escultórica que oscila entre uma representação mimética e uma manifestação assumidamente abstracta.
Proveniente da tentativa de integração, e maior interacção com o público, comprova-se, no território português, a união do monumento com a escultura pública moderna, procurando incentivar uma leitura e legitimação pelo público, acomodado a uma presença monumental. Portadora de uma autonomia referencial, e de uma ilimitada dialéctica formal e estética, a nova escultura pública demonstrará também uma tentativa que visa uma integração modular e geométrica na realidade urbana. 
Inventário da escultura pública do Barreiro : 1939-2011

Inventário da escultura pública do Barreiro : 1939-2011

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2011; D. 2012
Nome do Autor: Guerra, Rita Alexandra Belo
Orientador: Duarte, Eduardo
Palavras-chave: Inventário; Escultura; Barreiro
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/5917
Esta dissertação de mestrado expõe e analisa o grupo de escultura situado no espaço geográfico público da Câmara Municipal do Barreiro. A dissertação é composta por dois momentos. O primeiro possui um carácter expositivo onde as obras são identificadas segundo a sua tipologia; autoria; data de inauguração; dimensões (em valores aproximados); materiais; descrição formal; localização; dados biográficos do autor e estado de conservação. No segundo momento, para uma melhor abordagem, o grupo da escultura pública do Barreiro foi divido em três períodos de tempo de sensivelmente vinte anos e um último de onze anos: de 1939 a 1959; de 1960 a 1979; de 1980 a 1999 e de 2000 a 2011. Em cada período, o grupo de escultura pública é analisado no que concerne à sua implantação, integração no espaço, temas recorrentes e demais questões suscitadas pelas obras.
São reservados quatro capítulos respeitantes a assuntos relacionados com o tema central: a escultura pública em Portugal; breve análise do grupo de escultura pública barreirense; tipologias escultóricas presentes no Barreiro e breve história do município, onde são expostos factos históricos relacionados com o tema. Estes diferentes capítulos procuram fazer uma abordagem ampla e completa ao tema.
Pertencem ao inventário todas as obras de carácter escultórico realizadas entre Maio de 1939 e Novembro de 2011, implantadas em espaço civil barreirense, reunindo este período um conjunto eclético de trinta obras. A escultura devocional que se encontra em espaço civil é exposta e analisada no conjunto das demais obras, sendo que, a escultura em espaço religioso não é agrupada no conjunto.
A influência do ready-made na escultura moderna

A influência do ready-made na escultura moderna

Especialidade: Escultura, Especialização em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2015; D. (27 Jan) 2016
Nome do Autor: Ribeiro, Carlos Frederico Botão D’Alincourt
Orientador: Pereira, José Carlos
Palavras-chave: Duchamp; Ready-made; Escultura; Arte Moderna
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/23524
A obra produzida por Marcel Duchamp revolucionou e redirecionou o caminho das artes visuais, permitindo inúmeros desdobramentos no campo de possibilidades e criações dos artistas. Sob sua influência, diversas transformações se sucederam de maneira rápida e sequencial em vários movimentos de vanguarda e seus efeitos transgressores e libertários podem ser notados nas realizações artísticas ao longo do século passado e na contemporaneidade.
Este trabalho se propõe a contribuir na busca por compreender um pouco melhor as relações entre a utilização do ready-made por parte de Duchamp e seu influxo, seus paralelos e consequências no universo da Escultura. Partindo de elementos fornecidos pelo próprio autor e junto aos principais especialistas no assunto, percorrendo do contexto primordial à segunda metade do século XX, esta pesquisa visa abordar os distintos aspectos do objeto duchampiano contra e a favor da Escultura.
Conquanto disponhamos de uma vasta percepção do inovador e insurgente pensamento de Marcel Duchamp, de seus direcionamentos, propostas e intenções, mostra-se relevante a necessidade de uma análise do ready-made sob o viés escultórico, como objeto tridimensional conceitual oferecido em contestação ao objeto tridimensional retiniano, suas repercussões em benefício da Escultura e, por conseguinte, à Arte.
A expressão arquitetónica na escultura moderna

A expressão arquitetónica na escultura moderna

Especialidade: Escultura, Especialização ​em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2015; D. (6 Abr) 2016
Nome do Autor: Pastor, Bárbara Alexandre Valadas Bulhão Coelho
Orientador: Teixeira, José
Palavras-chave: Escultura Moderna; Espaço Arquitetónico; Bidimensionalidade/Tridimensionalidade; Forma Geométrica; Forma Abstrata; Construção
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/24103
A presente dissertação procura traçar um percurso na produção escultórica e artística do modernismo, através da problematização de alguns dos diferentes modos de abordagem do conceito de escultura e de arquitetura que foram explorados durante o século XX.
Com bases nas noções de escultura, arquitetura e espaço — que são propostas enquanto perspetivas complementares para a análise do nosso objeto de estudo — é desenvolvida uma reflexão na qual se explora a relação entre o modelo escultórico e o modelo arquitetónico. Esta investigação pretende identificar e compreender algumas presenças da expressão arquitetónica na escultura Moderna. Neste contexto veremos que esta, foi influência para outros movimentos até à contemporaneidade, mas também um resultado de uma situação histórica.
A relação entre a escultura e a arquitetura tem assumido diferentes formas e funções ao longo do tempo e os meios de produção tecnológica e industrial, foram vistos como a forma de transformação da arte do século XX. A primeira parte deste trabalho centra-se em variadas propostas na definição de Modernismo. A segunda parte, apresentam-se as condições das primeiras vanguardas e as transformações operadas no modo de conceber a escultura e numa terceira parte são abordadas correntes mais atuais, que fornecem uma referência para resolver a relação entre os modelos enunciados.
Contrariando uma leitura de evolução linear, esta dissertação propõe uma interpretação que se baseia na identificação de uma constante transformação na conceção de escultura.
O belo ideal e a teoria da mimese na história da escultura

O belo ideal e a teoria da mimese na história da escultura : o belo natural e o belo ideal na escultura

Especialidade: Escultura, Especialização ​em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2016; D. (15 Mar) 2017
Nome do Autor: Matos, Sérgio João Fonseca de
Orientador: Pereira, José Carlos
Palavras-chave: Belo Ideal; Belo Natural; Mimese; Sublime; Arte Figurativa
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/30427
Esta Dissertação procura responder à problemática da Idealização na História da Escultura, focando-se na noção Clássica, Contemporânea e Moderna de mimese, entendida como imitação da Natureza, como imitação da Ideia e como imitação de paradigmas artísticos presentes em obras de Arte da Antiguidade Clássica...
Postula-se uma análise e uma abordagem de enfoque e cariz filosófico-escultórico, para uma questão de capital importância, procurando compreender a ciclicidade que pautou os vários movimentos estéticos de intersignificação da Civilização Humana, relativamente ao conceito de Belo Ideal como Verosimilhança, e de Belo Ideal como Sublime, segundo uma visão de mimese como cópia, e de mimese como criação...
O retrato feminino na escultura portuguesa dos séculos XIX e XX

O retrato feminino na escultura portuguesa dos séculos XIX e XX : um percurso escultórico

Especialidade: Escultura, Especialização ​em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2017; D. (7 Fev) 2018
Nome do Autor: Ribeiro, Ana Alexandra Carvalho
Orientador: Duarte, Eduardo
Palavras-chave: Escultura; Retrato; Feminino; Portugal; Séculos XIX e XX
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/33653
Na presente dissertação abordamos a tipologia escultórica do retrato feminino na escultura portuguesa no final do século XIX e no século XX. Inicialmente, faremos uma contextualização da temática a nível internacional, desde a Antiguidade até ao século XX de modo a compreender as diferentes perspetivas sobre esta temática. Será elaborada uma análise mais detalhada ao retrato romano não só pela ampla difusão que este teve, como pelo legado que nos deixou, impossível de igualar em qualquer outro período da história da escultura. Numa fase posterior, o foco principal será o retrato em Portugal, dando destaque às épocas referidas.
Um percurso escultórico composto por 25 retratos femininos, pertencentes a 16 escultores diferentes, define a segunda parte. Esta viagem pela escultura portuguesa é iniciada através de uma seleção pessoal elaborada com base num inventário com cerca de 251 retratos femininos. Será feita a análise de cada um dos retratos, bem como uma pequena biografia dos respetivos escultores. Este percurso inicia-se em 1881 com Flor Agreste, da autoria de Soares dos Reis e termina em 1999 com o busto de Natália Correia, realizado por João Cutileiro. Englobará retratadas de diferentes faixas etárias, que corresponderão a pessoas anónimas, figuras relevantes do panorama nacional, entes queridos e amigas dos escultores. Desta forma, pretende-se que esta mostra diversificada de retratos exiba a qualidade retratistica dos escultores portugueses e também detetar algumas mudanças formais presentes nos retratos, de acordo com a época em que foram elaborados.
O objetivo principal desta dissertação é, sobretudo, entender o ato de retratar e de que forma isso pode variar de acordo com o referente, época e escultor.
A dimensão espiritual da escultura através da obra de XIX artistas

A dimensão espiritual da escultura através da obra de XIX artistas

Especialidade: Escultura, Especialização em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2017; D. (12 Mar) 2018
Nome do Autor: Serrano, Carolina Mafalda da Silva
Orientador: Pereira, José Carlos
Palavras-chave: Escultura; Espiritualidade; Século XX; Sagrado; Religioso
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/33652
A dimensão espiritual da arte, no contexto europeu, esteve, durante muitos séculos, quase exclusivamente ligada com a religião. Contudo, na modernidade, com a perda de protagonismo da religião, e com o divórcio ocorrido entre a arte e a Igreja, essa dimensão tornou-se acessível de ser explorada de forma livre, e autónoma, por parte da arte e, no caso, por parte da escultura. Se a partir do modernismo, em geral, é conhecido o facto de que a arte foi perdendo a sua noção de transcendência em conformidade com uma demanda destrutiva da tradição artística, concentrando-se, ao invés, em explorar e avaliar, apenas, as suas próprias possibilidades enquanto arte, no entanto, contrariamente ao expectável, é também possível observar a presença de uma forte dimensão espiritual na vida, e obra, de muitos artistas do modernismo e da contemporaneidade. A presente dissertação é fruto de uma pesquisa em torno dessa dimensão espiritual da escultura do século XX e XXI, através de uma análise e entendimento da vida, obra e/ou circunstâncias culturais de dezanove artistas, a saber Constantin Brancusi (1876-1957), Marcel Duchamp (1887-1968), Jean Arp (1886-1966), Jacob Epstein (1880-1959), Alberto Giacometti (1901-1966), Henry Moore (1898-1986), Barbara Hepworth (1913-1975), Isamu Noguchi (1904-1988), Alberto Carneiro (1937-2017), Louise Nevelson (1899-1988), Lourdes Castro (1930), Germaine Richier (1902-1959), Barnett Newman (1905-1970), Anselm Kiefer (1945), Joseph Beuys (1921-1986), Richard Long (1945), Rui Chafes (1966), Anish Kapoor (1954) e Diogo Pimentão (1973).
Consideraciones entre el arte contemporâneo e la etnografia en un contexto hegemónico y colonialista

Consideraciones entre el arte contemporâneo e la etnografia en un contexto hegemónico y colonialista: problemáticas y contradiciones en la escultura contemporánea como plataforma de crítica social​

Especialidade: Escultura, Especialização ​em Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2019; D. (22 Jan) 2020
Nome do Autor: Devia, Pablo Quiroga
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Etnografia; Escultura Contemporânea; Colonialismo; Hegemónia; Conceptualismo Latinoamericano
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/41469
En esta disertación se analizan las problemáticas que existen entre las prácticas artísticas contemporáneas asociadas al campo de la etnografía y la antropología. Para resolver este análisis la investigación aborda desde una perspectiva histórica, los precedentes sobre los cuales se instituye el discurso colonialista que fundamenta las ciencias humanas del periodo de la Ilustración en Latinoamérica, y cómo estos precedentes permanecen vigentes en ciertas prácticas artísticas actuales. Para ello, se analizan cuestiones relativas al proceso de consolidación de las ciencias modernas en Latinoamérica entre el siglo XVI y el XVIII. En una primera instancia, se abordan referentes fundamentales en el proceso de consolidación del conocimiento ilustrado europeo, tal como el proyecto de la Cosmopolis, la construcción de las ciencias rigurosas a partir de la noción de la objetividad universal, y la conformación de las metodologías experimentales y cartesianas. En una segunda instancia y para entender cómo se han manifestado prácticas de resistencias a estos discursos colonialistas, se analizan algunos movimientos de insurgencia latinoamericanos entre la década de los 60s a los 80s, que formulan un arovecto utónico de consolidación de identidad latinoamericana, a partir de diferentes mecanismos de confrontación hacia los regímenes políticos dictatoriales del momento. Se presentan casos específicos de insurgencia militante, como el movimiento guerrillero de los Tupamaros y el conceptualista latinoamericano, movimientos que consolidan una crítica hacia los imaginarios colonialistas foráneos y locales en el panorama artístico del momento. Finalmente, en la tercera parte de la investigación se verá cómo, entre la década de los 80s y los 90s, la introducción y la institucionalización de la etnografía en el escenario artístico y cultural retoma las bases del pensamiento ilustrado.
Estudos sobre a matéria em estado liminar: viscosidade, contaminação e moral

Estudos sobre a matéria em estado liminar: viscosidade, contaminação e moral

Especialidade: Escultura, Especialização ​em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2020; D. (12 Mai) 2021
Nome do Autor: Ribeiro, Gabriel Monteiro de Suzano
Orientador: Ferreira, Ângela
Palavras-chave: Liminaridade; Ambiguidade; Viscosidade; Categorias; Pureza
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/48282
O intuito desta dissertação teórico-prática é investigar o estado liminar enquanto transição ou lacuna entre posições sociais, frequentemente encenado através de rituais de passagem. Paralelamente, será mapeado o emprego da liminaridade como um dispositivo formal e conceptual na prática da escultura contemporânea. Esta dissertação aproxima-se de discussões que utilizam o conceito de liminaridade como uma ferramenta a serviço da turbidez, da ambiguidade e do embaçamento dos limites entre categorias. No primeiro capítulo, será introduzida uma perspetiva sociológica e crítica da liminaridade a partir do desconforto social com indeterminações e estados limítrofes, frequentemente designados impuros. No segundo capítulo, esta posição fronteiriça será abordada a partir da plasticidade impermanente da matéria viscosa, apresentando-a como uma materialidade liminar por excelência. Deste modo, será desenvolvida uma contextualização histórico-artística do uso de materiais que contêm, a nível elementar, atributos que remetem ao trânsito, à metamorfose ou à falta de forma, com o intuito de expor as ruturas canónicas provocadas pelas suas utilizações.
No terceiro capítulo, serão localizadas nas práticas de três artistas, obras que avançam temáticas de instabilidade e incompletude, manifestadas em escolhas de materiais imprevisíveis, e na transposição destes para o formato de instalação. Por fim, a minha prática artística será abordada no sentido de informar e traçar paralelos entre a pesquisa aqui apresentada e as suas manifestações plásticas.
Relicários das Virgens Mártires do Mosteiro da Madre de Deus de Xabregas

Relicários das Virgens Mártires do Mosteiro da Madre de Deus de Xabregas : do risco à forma : contributos para a representação escultórica

Especialidade: Escultura, Especialização em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2020; D. (27 Abr) 2022
Nome do Autor: Rodrigues, Maria Filomena de Fátima Pacheco
Orientador: Ribeiro, Maria Luísa Perienes; Pereira, Fernando António Baptista
Palavras-chave: Escultura; Bustos relicário; Virgens Mártires; Madeira dourada e policromada; Mosteiro da Madre de Deus
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/52631
The busts reliquary of the Madre de Deus Monastery in Lisbon, which referred to models of a Christian catholic visual culture and deeply mediated sociocultural canons, now allow for new interpretations given their museological context. Belonging to the collection of the National Tile Museum, these sculptures, whose artistic, cultural, and documentary values have a symbolic function in the context of a Coletin Clares nuns community, are a rare national example given that they still prevail in situ and for which no affiliation/authorship is known. This study is part of other ongoing interdisciplinary investigations aimed at understanding, preserving and disseminating the knowledge of a vast set of reliquaries exposed in the rich carved gilded wood high choir. It proposes a sculptural rereading, based on morphological, material and technical knowledge, of six busts in polychrome wood, representing virgin martyrs of the early years of Christianity, probably produced by of the 16th century and beginning of the 17th century.
This chronology based on empirical observation and combined with analytical data of scientific and bibliographic content must be understood as research to serve museological purposes. The ultimate aim of the research is to further enhance the understanding of the ensemble by those who see it today (the actual “community “that substitute now the former nuns). These anthropomorphic objects that contain the “precious relics” of Saints, are part of the set of specimens kept in the high choir, identified at the time as symbolically the “Treasure Room”. In a profoundly intimate space, marked by the visual presence of a choir, the ancient practice of contemplation and constant spiritual exercise, now prevail over the emptiness of the human presence.
Due to the ignorance that goes from the Idea to the symbolic codification of sculpted forms, the objects under study prove to be an inexhaustible testimony of intentions and memories, which led us to formulate hypotheses that intend to identify hitherto unknown facts. From the beginning to the end, a central question predominates: From rough sketch to form, what are the paths traced in the sculptural representation that shape the reliquaries under study?
A apologia do objeto : experimentação e inovação formal na escultura modernista

A apologia do objeto : experimentação e inovação formal na escultura modernista

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2022; D. (18 Mai) 2022
Nome do Autor: Rosa, Ana Sofia da Cunha 
Orientador: Teixeira, José
Palavras-chave: Escultura; Experimentação; Inovação; Objeto; Modernismo
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/53180
A presente dissertação procura abordar o objeto como elemento e conceito relevante para a transformação da tradição escultórica, que decorre principalmente na primeira metade do século XX. Neste período, a Escultura é submetida a uma análise das suas acepções e concepções e é transmitida uma mudança radical no panorama artístico. Assim, o estudo proposto pretende relacionar a expressão de objeto com a atitude artística, que questiona e desenvolve as tipologias e características convencionais, com o intuito de resolver tridimensionalmente um novo sentido de escultura. Poderemos observar que, neste contexto vanguardista, o objeto surge enquanto motivo alternativo ao naturalismo da figura, o que culmina em novos resultados escultóricos e na sua coincidência expressiva com processos representativos que assumem a abstração. Deste modo, pretende-se entender o objeto como meio revelador de propostas revolucionárias, que potencializam o desenvolvimento do paradigma representativo da Escultura, como pretexto para uma experimentação formal e, consequentemente, uma inovação das suas acepções e concepções.
Quando as pessoas também são a matéria-prima

Quando as pessoas também são a matéria-prima : barro, escultura e participação : três elos possíveis

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2022; D. (14 Mar) 2023
Nome do Autor: Heitor, Alice Diniz
Orientador: Elias, Helena
Palavras-chave: Barro-Cerâmica; Consciência; Criatividade; Escultura Contemporânea; Participação
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/59481
Esta dissertação aborda o barro e a cerâmica, como matéria na escultura participativa na arte contemporânea. O principal objetivo é apresentar uma revisão crítica da escultura cerâmica participativa para examinar a minha prática e propor uma reinterpretação e nova proposta projetual futura. Com isto, abordo, de forma diacrónica e sincrónica, a importância e aplicação do barro na arte, em particular na prática escultórica, sendo que a prática escultórica atravessa, ao longo do século XX, diversas manifestações onde cabem conceitos como a escultura no campo expandido, a escultura social, ou a escultura projeto. No âmbito desta metodologia, faço uma reflexão sobre as manifestações da escultura contemporânea, apresento definições de vários autores sobre as dimensões da participação na escultura e apresento dois casos de estudo concretos: as séries da obra Field, de Antony Gormley e Guardar Águas, Ar no Mar e NuTi Fazi, de Virgínia Fróis. A análise dos casos de estudo abordados apresenta modelos de escultura cerâmica participativa, onde emergem três aspetos fundamentais: o elo relacional do barro com as pessoas, a forma compositiva dos modelos de participação, e a dialógica social estabelecida. A partir deste enquadramento pormenorizado, faço uma autorreflexão ao meu trabalho anteriormente realizado em cerâmica, por forma a construir uma proposta de execução futura.
A imaterialidade na escultura modernista

A imaterialidade na escultura modernista

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2022; D. (31 Mar) 2023
Nome do Autor: Terenzi, Martina
Orientador: Teixeira, José
Palavras-chave: Escultura; Representação; Matéria; Imaterial; Significado
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/59483
O objectivo desta dissertação é verificar e demonstrar a existência de uma tensão e interesse acentuados na instância aparentemente paradoxal da imaterialidade e inefabilidade na escultura. No decurso da dissertação também serão ocasionalmente examinados exemplos individuais relevantes que apresentam uma continuidade com o tema em investigação e o seu enquadramento temporal. O que será entendido como instância de “intangível” na escultura, não é qualquer aspecto da imaterialidade na arte, mas, sim, o desequilíbrio intencional de interesse e relevância no trabalho entre a parte material e a imaterial em favor desta última.
O interesse pelo aspecto intangível no âmbito da mais material das artes será aqui examinado a partir de uma reflexão sobre o conceito de “representação” na escultura; a distinção entre significante e significado, subjacente ao questionamento da matéria, será abordada de uma perspectiva que vê na separação entre matéria e ideia uma outra face da fractura entre sagrado e profano, que se tornou evidente durante o século XX.
Será realçado como no Modernismo se manifesta uma tensão na escultura para a sua aparente antítese, interesse que continua a manifestar-se e que da perspectiva histórica corrente assume ainda maior relevância, dada a nossa actual relação com a realidade material num contexto em que a tecnologia digital está cada vez mais avançada e presente. 
As portas da fachada do Nascimento do Templo da Sagrada Família em Barcelona

As portas da fachada do Nascimento do Templo da Sagrada Família em Barcelona : um diálogo permanente

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2023; D. (5 Jun) 2023
Nome do Autor: Douwens, Maria Teixeira Vaz Pinto
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Diálogo; Escultura; Portas; Técnica; Fundição
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/59139
Trata-se de um diálogo com as Portas da Fachada do Nascimento do Templo da Sagrada Família em Barcelona. No diálogo tenta-se desvendar a história das portas, o seu passado. Para sermos capazes de desvendar o passado, o diálogo leva-nos à origem da obra, procura-se saber o que é um templo cristão, o que é o Templo da Sagrada Família em Barcelona, quem é o arquiteto, Antoni Gaudí, e o escultor das Portas, Etsuro Sotoo. Toma-se consciência de que o Templo da Sagrada Família é todo ele simbólico, e por isso, aprofunda-se as possibilidades do símbolo, o seu valor e significado. Com o passado nas mãos, encara-se o presente, as Portas da Fachada do Nascimento integradas no seu lugar no templo. Faz-se uma recolha de relações e possíveis significados dos elementos que compõem as portas e compara-se a outros elementos do templo. Fala-se do nascimento, tema que as define, e do ato de renascer, de voltar a ser criança. Por fim retoma-se o trajeto, as experiências técnicas realizadas, e os passos dados até ao nascimento da obra.
EMAIL
[email protected]
[email protected]
MORADA
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058
Lisboa, Portugal
CONTACTO
(+351) 213 252 100
Picture
Picture
Picture
Picture
Ficha Técnica
[email protected]  
© Dissertar em Escultura, 2024. Todos os direitos reservados       
  • Início
  • Projeto
  • Dissertações
  • Testemunhos
  • Galeria