Dissertar em Escultura
  • Início
  • Projeto
  • Dissertações
  • Testemunhos
  • Galeria

dissertações

matéria/técnica

Escultores

Matéria/Técnica

Estética/História

Temáticas

A técnica da escultura em pedra : algumas reflexões sobre o talhe directo​

A técnica da escultura em pedra : algumas reflexões sobre o talhe directo

Especialidade: Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2010; D. 2010
Nome do Autor: Silva, Fernando Roussado
Orientador: Duarte, Eduardo
Palavras-chave: Escultura; Técnica; Pedra; Talhe directo
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/3608
​​A presente dissertação de mestrado procura fazer uma descrição das matérias e das técnicas da escultura em pedra, cuja bibliografia é muitas vezes de difícil acesso e dispersa. Desse modo, pretende-se criar algumas informações sistemáticas, capazes de responder às solicitações técnicas mais importantes da metodologia da escultura em pedra.
Procura-se, igualmente, criar alguns pontos de reflexão, que se prendem com os fundamentos estéticos decorrentes da relação entre e escultor e a matéria, discutindo a problemática do talhe directo na escultura em pedra. Apresenta-se ainda os pressupostos teóricos, estéticos e plásticos da metodologia do talhe directo e de alguns dos seus criadores. 
O ferro na escultura portuguesa do século XX​

O ferro na escultura portuguesa do século XX​

Especialidade: Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2010; D. 2011
Nome do Autor: Mena, Ana Sofia Moreira
Orientador: Duarte, Eduardo
Palavras-chave: Escultura portuguesa; Século XX; Tecnologia, Ferro
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/2535
A arte tem sido uma forma, talvez a única, do homem se transcender a ele próprio na busca da plenitude existencial, no diálogo impossível com as forças da natureza e do cosmos, com os deuses, os seres e as coisas. Através da linguagem plástica, o homem desenvolveu uma forma particular de interpretar a realidade e a sua envolvente. A arte reflecte o seu tempo, a sua história e o seu ambiente cultural.
A variedade de materiais e a tecnologia aplicada na escultura é vasta e está em constante mudança para podermos pôr o mundo em que vivemos a reflectir. O uso do ferro e do aço na escultura reflectem a força que é característica dos metais mais notáveis. Esta dissertação pretende fazer um roteiro sobre as obras/autores mais importantes na escultura em ferro, com as respectivas técnicas.
A história destes anos da produção escultórica portuguesa caracteriza-se pela criação de um objecto tridimensional que expressa de alguma forma as ideias ou as emoções da pessoa que cria. Contudo, encontram-se afinidades circunstanciais entre os autores. Os escultores em portugueses souberam diferenciar uma certa autonomia, no modo como foram revertidas influências e resolvidas características estilísticas dominantes. 
O gesso na escultura contemporânea : a história e as técnicas

O gesso na escultura contemporânea : a história e as técnicas

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2011; D. 2012
Nome do Autor: Ramos, Mariana Correia
Orientador: Duarte, Eduardo
Palavras-chave: Escultura; Gesso; Técnica; Moldagem; História do gesso
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/6237
Desde a Antiguidade que o gesso é um material com múltiplas aplicações, na escultura, na arquitetura, na medicina e na agricultura.
Na prática da escultura foi muito usado, ao longo dos séculos, como material secundário, servindo na modelação, na moldagem e na preservação do modelo. É o material eleito na reprodução de esculturas - os gessos, satisfazendo o desejo de muitos colecionadores, de museus e academias de arte.
A partir do séc. XX, existe uma procura por parte dos artistas da originalidade e da ruptura com as técnicas e linguagens artísticas do passado, vão buscar outros materiais, outras linguagens, outros modos do fazer artístico. É neste momento que a escultura ganha autonomia em relação à arquitetura, perdendo o carácter ornamental e assumindo uma identidade e uma metodologia próprias. O gesso passa a ser escolhido por diversos artistas como material definitivo para as suas esculturas, perdendo o carácter ornamental.
Através do trabalho de alguns artistas contemporâneos, que usam o gesso e o consideram como matéria-prima para as suas obras, conseguimos perceber as qualidades intrínsecas neste material e quais as implicações da sua utilização. 
Tecnologia e história da fundição artística

Tecnologia e história da fundição artística

Especialidade: Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2011; D. 2012
Nome do Autor: Manso, Ricardo José Clemente
Orientador: Duarte, Eduardo
Palavras-chave: Escultura; Técnica; Fundição; Bronze; História
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/5648
A fundição, técnica intimamente ligada com a criação escultórica, tem neste estudo um papel de relevância maior. Na presente dissertação são abordados alguns processos de fundição artística, temática pouco explorada e com bibliografia escassa e dispersa. São apresentados, de um modo sistematizado, os vários processos que poderão auxiliar na execução de projectos escultóricos, nos quais se pretenda a utilização desta tecnologia, como é o caso da técnica das areias, verdes e com silicato de sódio, e da técnica de cera perdida, método italiano e ceramic shell.
Este estudo também terá como objectivo criar tópicos de reflexão artísticos, de modo a perpetuar conhecimentos técnicos que têm vindo a ser abandonados, dando a conhecer técnicas tradicionais que podem ser adequadas a pensamentos estéticos contemporâneos, impedindo que esta tecnologia, fundamental na história da escultura, se perca por falta de conhecimento.
A estatuária equestre, intimamente ligada ao bronze, também foi abordada, sem que se esquecesse a estátua equestre de D. José I, modelada por Machado de Castro, que durante muito tempo foi a única do género em Portugal, tendo sido também um marco histórico no que se refere à fundição de bronze no nosso país.
Os plásticos na escultura : definição e técnicas de aplicação dos plásticos na escultura

Os plásticos na escultura : definição e técnicas de aplicação dos plásticos na escultura

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2013; D. (3 Abr) 2014
Nome do Autor: Rodrigues, Ivo Manuel Peres
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Escultura; Técnica; Plástico; Polímeros; Termoplásticos; Termoendurecíveis
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/12190
Com apenas um século de existência, os plásticos alcançaram uma presença constante e fulcral nas nossas vivências diárias. Não sendo ignorados pelos artistas, viriam a encontrar o seu papel na escultura com as novas correntes artísticas do modernismo. Os plásticos são frequentemente visíveis na escultura internacional, no entanto a sua presença a nível nacional tem sido apenas esporádica.
Com o intuito de fomentar a aplicação de um material de grande versatilidade na escultura portuguesa, a presente dissertação tem como objectivo abordar a aplicação técnica dos plásticos na escultura. Com um principal foco no material, pretende-se em primeira instância definir o plástico, descrever as suas propriedades e limitações, fazendo-se em seguida a enumeração das técnicas de manipulação dos plásticos na escultura. As técnicas descritas ignoram a utilização de equipamento industrial.
A bibliografia portuguesa relativa ao tema em questão é praticamente inexistente, espera-se assim que o presente trabalho contribua para futuros empreendimentos relativos ao presente tema.
A escultura em pedra : o século XX em Portugal

A escultura em pedra : o século XX em Portugal

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2013; D. 2014
Nome do Autor: Hovenkamp, Joanne Bouman
Orientador: Perienes, Luísa
Palavras-chave: Pedra; Escultura; Técnica
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/11342
Esta dissertação aborda o percurso da utilização da pedra como matéria escultórica ao longo do século XX em Portugal. Procura-se abordar o tema não só de um ponto de vista técnico mas envolver também a história, a teoria da arte, a estética, o contexto social e cultural, o contexto nacional mas também internacional - principalmente da Europa - como elementos fundamentais para uma apreciação global do tema proposto. O texto encontra-se dividido em três categorias relativas à escultura em pedra: os escultores e a sua obra escultórica; a matéria-prima, a história e a teoria; e a técnica.
Os escultores e as suas obras aqui referidos foram escolhidos pelo seu interesse plástico, estético, técnico ou histórico. A análise das obras foi organizada segundo várias temáticas associadas à escultura do século XX, procurando enquadrar cada tema num determinado contexto histórico da arte nacional e internacional.
Trata-se do conceito de escultura e os seus materiais, em particular a matéria em questão - a pedra: os tipos de rocha; a sua aplicação na escultura ao longo da história, as mudanças no contexto do mundo da arte e as suas consequências.
A técnica refere-se exclusivamente à tecnologia da pedra: as ferramentas; as diferentes metodologias de trabalho; a evolução da técnica - os avanços tecnológicos e dos meios de trabalho. A metodologia encontra-se dividida em duas fases: o sistema clássico e o sistema moderno; onde o primeiro se refere a métodos de trabalho principalmente dos séculos XVIII e XIX - que se mantiveram em uso mesmo no século XX; e o segundo refere-se às inovações tecnológicas e novos modos de trabalho dos séculos XX e XXI.
A madeira na escultura

A madeira na escultura

Especialidade: Escultura Pública
Ano de conclusão: P. 2014; D. (27 Mai) 2014
Nome do Autor: Gonçalves, Franciso José
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Árvore; Madeira; Escultura; Talhe Direto; Construção; Permanência
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/11988
A presente dissertação aborda a madeira como material da escultura e procura estabelecer relações entre as suas características, os métodos de trabalho e as obras em que foi usada.
Nesse sentido, lembra a origem biológica, faz menção aos grupos botânicos a que pertencem as árvores de onde ela provém, às suas propriedades, qualidades ou limitações, e os cuidados a ter quando é usada na escultura.
Descreve a diversidade do material e relaciona-a com os métodos do talhe directo ou do método construtivo, fazendo referência às suas particularidades e principais fases.
Por fim, faz alusão a uma certa permanência da escultura de madeira, ao longo do tempo, descrevendo e contextualizando algumas das obras feitas neste material.
Terra na arte contemporânea

Terra na arte contemporânea

Especialidade: Escultura, Especialização em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2016; D. (21 Nov) 2016
Nome do Autor: Inácio, Sara Cardoso
Orientador: Fróis, Virgínia
Palavras-chave: Terra; Barro; Escultura; Natureza; Paisagem
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/29164
A presente dissertação centra-se na relevância da matéria, nomeadamente a terra/ barro/ paisagem, na arte contemporânea.
De que modo é que esta matéria pode despoletar um sentimento de conexão com as origens (da vida e da arte)?
Em que medida é que as obras cuja presença da terra é significativa podem evocar complementaridades intemporais como céu/terra; matéria/espírito; visível/invisível; permanente/efémero; particular/universal?
Qual o impulso que move os artistas que procuram um contato sensorial e essencial com esta matéria e com a paisagem? Estas são questões que sintetizam e norteiam todo o processo de pesquisa e de reflexão.
A terra, enquanto elemento físico e simbólico, também ligada ao feminino, é abordada como matéria capaz de evocar um sentimento de interioridade, de unidade com a vida, com a natureza e com o cosmos.
Apontamentos sobre escultura em madeira : possibilidades do tronco e seus elementos

Apontamentos sobre escultura em madeira : possibilidades do tronco e seus elementos

Especialidade: Escultura, Especialização em Escultura
Ano de conclusão: P. 2016; D. (22 Fev) 2017
Nome do Autor: Ventura, Caio Abrantes
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Escultura; Madeira; Tronco; Árvore; Entalhe
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/28550
Dentre todas as matérias utilizadas na escultura, pode-se dizer que a madeira é uma das mais peculiares. O crescimento da árvore ocorre através da formação de uma sequência de camadas, e sua composição fibrosa oferece potencialidades autênticas para a forma tridimensional.
Neste estudo, assume-se como ponto de partida uma seleção de obras em referência aos métodos e técnicas de trabalho e a espécie de árvore utilizada pelo escultor. Desse modo, evidencia-se a diversificação de resultados que o tronco e os seus elementos possibilitam às esculturas.
Considera-se que a forma natural da árvore é estimulante para a escultura, assim como sua forma cilíndrica é influente para novas formas. A modificação dos elementos da árvore por causas naturais altera o estado físico e químico permitindo novas explorações escultóricas. As características particulares do tronco são trabalhadas e transformadas como novas formas volumétricas e permitem uma diferente interpretação da materialidade nas obras.
Esculturas em Tecnologia CNC : proposta de uma exposição no domínio das Ciências Naturais

Esculturas em Tecnologia CNC : proposta de uma exposição no domínio das Ciências Naturais

Especialidade: Escultura, Especialização em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2017; D. (19 Mar) 2018
Nome do Autor: Theias, Mafalda Costa
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Escultura; Tecnologia 3D; Arte e Ciência; Máquinas CNC
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/35093
O presente trabalho de projeto procura refletir sobre a temática da ligação entre Escultura e Ciência e Escultura e Tecnologia.
Dividido em dois capítulos tratamos inicialmente da escultura no contexto geral que visa um entendimento das relações existentes entre a Escultura e a Ciência. Explorámos o trabalho de alguns escultores que, através das tecnologias digitais, desenvolvem trabalhos com base nas ciências como a matemática, e formulam a hipótese da “Escultura Científica”, alguns com objetivos meramente estéticos, outros com o propósito de tornar a divulgação científica mais apelativa ao público.
Posteriormente tratamos da escultura integrada no ambiente das ciências naturais, nomeadamente o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) para onde foi proposta uma exposição que visa a dupla relação arte-ciência. A história do MUHNAC traz desde o seu início uma componente científica que nos remete aos tempos da Escola Politécnica. É para esse espaço que propomos uma exposição de esculturas feitas para o museu e a partir das suas coleções.
No segundo capítulo, e a partir do exemplar virtual digitalizado do crânio de um babuíno macho, da coleção do MUHNAC, são exploradas as técnicas inerentes à tecnologia CNC - impressora 3D, máquina de corte laser e a fresadora - a partir das quais foram criadas três esculturas, plástica e matericamente distintas.
Essas esculturas seguem uma tecnologia utilizada por diferentes disciplinas, mas em três exemplos desenvolvidos ao longo do Mestrado em Escultura e em conjunto com o MUHNAC desenvolvemos três técnicas diferentes de aplicação da tecnologia 3D na escultura. Através do scann 3D processámos o crânio de um babuíno e aplicámos o modelo digital para desenvolvimento de uma escultura em estereotomia através do corte laser, uma escultura-puzzle em impressão 3D e duas esculturas complementares em corte de fresa. As tecnologias utilizadas permitiram, não só, uma maior rapidez durante o desenvolvimento das esculturas como também o rigor pretendido relativamente ao modelo original do crânio de um babuíno.
Conhecimento no talhe: uma reflexão

Conhecimento no talhe: uma reflexão

Especialidade: Escultura, Especialização em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2019; D. (15 Jan) 2020
Nome do Autor: Piçarra, Alexandre Miguel Homem Ramalho
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Talhe; Conhecimento; Prática; Teoria; Escultura
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/41287
​O que é esculpir, e por sua vez o que é escultura? Que complexidade estão envolvidas numa atividade supostamente exclusivamente prática?
São perguntas de difícil resposta, mas existem determinados enquadramentos que podem ser compreendidos e investigados como referentes a estas questões. Esta dissertação representa um enquadramento e tenta proporciona algumas respostas e perspetivas daquilo que pode ser referido como esculpir a partir da sua referência ontológica, o talhe.
O que esta dissertação procura proporcionar, a partir de fundamentos científicos, é um entendimento do fazer escultura/talhe como um modo de pensar. Assim, a partir da neurociência e as ciências cognitivas, de fundamentos teóricos como a Ética a Nicómaco de Aristóteles e a Teoria do Rizoma de Felix Guattari e Gilles Deleuze, estruturam-se eixos em que a prática do esculpir se constitui como um ato que intervém em todas as áreas do pensar e do fazer.
Esta dissertação propõe a abertura e desenvolvimento de uma linha de investigação que surge e é intrínseca ao talhe e ao esculpir. Reflete ainda um entendimento da própria linha de investigação como consequência do ato de esculpir.
Escultura em terra crua

Escultura em terra crua

Especialidade: Escultura, Especialização ​em Estudos de Escultura
Ano de conclusão: P. 2020; D. (28 Out) 2020
Nome do Autor: Burrinha, Jéssica Andrade
Orientador: Castro Silva, João
Palavras-chave: Escultura; Terra; Matéria; Técnica; Construção
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/45407
​Este trabalho pretende estudar a Escultura construída com terra crua. Neste sentido, a investigação teve como objetivo estudar várias obras escultóricas em terra e as várias técnicas de construção que esta possibilita. Para além disso, o trabalho desenvolvido propõese demonstrar as possibilidades plásticas, formais e compositivas da construção em terra crua e compactada para a Escultura.
Dado que este tema tem sido pouco ou nada estudado no âmbito da Escultura, tornou-se interessante de ser aprofundado. Esta investigação mostra que, para além da construção com terra ser possível na Arquitetura, também o é na Escultura. A Escultura com terra tanto pode ser efémera, degradando-se com o passar do tempo, vivendo apenas no momento da exposição, como perene. Neste último, a escultura caracteriza-se por ser construída com terras mais fortes e duradouras que resistem às ações do tempo, podendo ainda ser adicionados estabilizantes, que protegem e minimizam os estragos ao longo dos anos. Além disso, é também possível recorrer a estruturas vegetais que ajudam na construção de determinadas formas, para que estas perdurem mais tempo, tanto em zonas de elevada pluviosidade, como em zonas de seca.
Ao longo do trabalho são apresentadas várias experiências de carácter empírico, obras escultóricas que demonstram a variedade de técnicas e potencialidades de construir com a terra crua na Escultura. São também abordadas: as questões da matéria-prima e as diferentes composições e propriedades da terra; quais as melhores terras a serem usadas, dependendo do local e profundidade a que são extraídas; e quais as técnicas de construção que melhor se adequam a cada tipo de terra.
Ao longo do trabalho são apresentadas várias experiências de carácter empírico, obras escultóricas que demonstram a variedade de técnicas e potencialidades de construir com a terra crua na Escultura. São também abordadas: as questões da matéria-prima e as diferentes composições e propriedades da terra; quais as melhores terras a serem usadas, dependendo do local e profundidade a que são extraídas; e quais as técnicas de construção que melhor se adequam a cada tipo de terra.
Science, technology and sculpture : an investigation into the technification of sculpture

Science, technology and sculpture : an investigation into the technification of sculpture

Especialidade: Escultura
Ano de conclusão: P. 2022; D. (29 Jun) 2022
Nome do Autor: Nielsen, Soren Betak 
Orientador: Ferreira, Ângela
Palavras-chave: Ciência; Tecnologia; Escultura; Modelagem 3D; Manufatura Aditiva
Link de acesso:  http://hdl.handle.net/10451/54499
​The unprecedented rate of scientific and technological developments in the twentieth century caused a chain reaction of disruption on a global scale. Following the electrification of civilisation came electromechanical appliances and information processing technology.
The invention of the computer raised deep philosophical discussions about consciousness, robotics, and the future of humankind. Progress in genetic engineering have prompted similar questions. I seek to understand the relationship between such technological developments and artistic expression – both how it affects our conversation, and how we are having it. Artists are adopting scientific approaches to self-expression and incorporating tools and technologies from applied science and engineering into their practice. The technology developed to drive forward scientific progress are thus also transforming the Arts.
EMAIL
[email protected]
[email protected]
MORADA
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058
Lisboa, Portugal
CONTACTO
(+351) 213 252 100
Picture
Picture
Picture
Picture
Ficha Técnica
[email protected]  
© Dissertar em Escultura, 2024. Todos os direitos reservados       
  • Início
  • Projeto
  • Dissertações
  • Testemunhos
  • Galeria